Contando com um investimento total de R$ 30 milhões, o município do Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza, receberá em 2023 um novo hospital particular para dar continuidade à tendência de expansão e investimentos da cidade. “Com a estrutura que será entregue, 100% da demanda atual de usuários particulares serão atendidas e já estamos nos preparando para uma futura expansão de acordo com o crescimento da região”, afirma o secretário municipal do desenvolvimento econômico, Eilson Gurgel.
O Hospital Dr. Oswaldo Cruz terá 3.800 m² de área construída e três pavimentos. Estima-se que a unidade de saúde gere aproximadamente 700 empregos para cooperados técnicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, técnicos, além de vagas indiretas para colaboradores e fornecedores.
Quando for entregue, a população do município contará com atendimentos de urgência e emergência 24 horas. Entre as especialidades disponíveis no novo hospital encontram-se a cardiologia, a pediatria, a urologia, a ortopedia, a ginecologia e a odontologia. Ao todo, o hospital deverá atender até 5.700 pacientes por mês, sendo dez em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 50 nos leitos de enfermaria.
Eilson Gurgel conta que o equipamento tem previsão de entrega para o final de 2023. “Queremos levar desenvolvimento, infraestrutura e qualidade na área da saúde, visto que o Eusébio é um dos municípios que mais cresce no Brasil”, orgulha-se. O prefeito do município, Acilon Gonçalves, afirmou anteriormente que a construção, além de gerar empregos, certamente trará divisas que serão transformadas em benefícios para a população.
Entre os convênios que serão atendidos pelo hospital destacam-se o Fundo de Saúde da Marinha (Fusma), o Exército Brasileiro (Fusex), o Fundo de Saúde da Aeronáutica (Funsa), o Instituto de Previdência do Município (IPM) e o Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec).
Já é possível ver o prédio do novo hospital sendo construído por trás da Igreja Santana e São Joaquim na Avenida Parnamirim com a Rua Liberalino Carlos Silva.
Novidades na saúde municipal
O secretário do desenvolvimento econômico revelou também que, atualmente, o município também está erguendo a primeira unidade de cuidados paliativos do estado do Ceará. “Esta unidade será a 4ª nesse modelo (HOSPICE) que entrará em operação no Brasil e contará com 110 leitos. A previsão de entrega é até setembro de 2023”, pontua. É válido ressaltar que, assim como o Hospital Dr. Oswaldo Cruz, o Coaph Care, mencionado pelo secretário, é pertencente ao grupo Coaph Saúde.
Por Yasmim Rodrigues