13 de agosto de 2025
Tempo de leitura: 7 Minutos
A automação residencial é uma tendência, dado o fato de que promove conforto, praticidade e muda a forma como as pessoas se relacionam com o próprio lar.
Afinal, dispositivos conectados permitem que funções como iluminação, climatização, segurança e até eletrodomésticos sejam controlados à distância ou programados para agir de forma autônoma.
Além de trazer praticidade e conforto ao dia a dia, a automação de casas oferece economia de energia, aumento da segurança e uma experiência personalizada para cada morador.
O que antes parecia cena de filme futurista hoje está ao alcance de qualquer pessoa interessada em transformar sua residência em um espaço mais moderno, eficiente e conectado. E nós trouxemos todos os detalhes para esclarecer suas dúvidas sobre o que é e como funciona a tecnologia de automatização residencial.
Por que investir? Vantagens e Desvantagens da Automação Residencial
Investir na automatização de uma casa é vantajoso por promover ganho de segurança, praticidade e facilitação do uso do imóvel. Todavia, a principal desvantagem é que projetos mal planejados ou com erros de instalação podem impactar negativamente a rotina da família.
Por isso, podem gerar frustração ou dificuldade de uso, bem como, limitações no futuro. O ideal é que se tenha uma empresa especializada atuando no projeto, para que possa disponibilizar todas as soluções adequadas para a família.
Com um projeto bem estruturado e que usa tecnologias compatíveis entre si, é possível superar qualquer desvantagem da automação residencial.
Tipos de Automação Residencial
Existem diferentes tipos de automação residencial que podem ser utilizadas para facilitação da rotina no espaço, como:
Automação para Segurança: Sensores e sistemas inteligentes
É possível automatizar o imóvel para melhorar a segurança, com a simulação de presença, por exemplo. Que consiste em ativar luzes e som automaticamente quando a família está fora, simulando que há alguém em casa para afastar invasores.
Outra possibilidade é contar com o monitoramento em tempo real, com câmeras de acesso remoto, detecção de movimento e alertas por aplicativo.
Por meio da integração de alarmes e sensores automação residencial de abertura de portas e janelas o imóvel se torna ainda mais seguro, emitindo notificações por aplicativo em caso de eventos suspeitos.
Também há possibilidade de estabelecer cenários de emergência, acendendo todas as luzes da casa e disparando sirene ao detectar uma intrusão.
Automação da Iluminação: Conforto e economia
A automação da iluminação é útil para acender, apagar ou dimerizar luzes, inclusive com cenas programadas. O que proporciona conforto e economia, garantindo a iluminação adequada para cada momento do dia.
Automação para Portões e Portas
É possível utilizar fechaduras inteligentes com autenticação por biometria, senha ou app, contribuindo para que o imóvel se torne mais seguro.
Por meio da automação para portões é possível controlar o fluxo de entrada e saída no app, liberando o acesso à distância, por exemplo.
Automação para Climatização: Controle do Ar-condicionado
Em termos de automação ar-condicionado, é possível controlar temperatura do ar-condicionado, modos e ligar ou desligar remotamente.
Também é possível realizar o aquecimento de piso, ligando, desligando e ajustando a temperatura. Dessa forma, a casa sempre está aconchegante para o usuário.
Automação de Cortinas e Persianas
A automação de cortinas e persianas por controle de voz facilita a abertura e fechamento, o que torna ambientes como o quarto mais aconchegante. Afinal, é possível abrir a cortina para acordar com a luz do sol sem sequer precisar se levantar da cama.
Automação para Irrigação e Economia de Água
A automação de irrigação se destaca pela comodidade no cuidado com o jardim. Além de ser vantajosa do ponto de vista ambiental. Uma vez que, economiza água ao mesmo tempo em que manterá a vegetação suficientemente irrigada.
No mais, permite que a irrigação seja realizada no horário apropriado para a planta mesmo que a família não esteja em casa e favorece o paisagismo do imóvel.
Inteligência Artificial e Automação Residencial
A integração entre inteligência artificial e automação permite a personalização de cenários automatizados, em que sistemas ajustam iluminação, temperatura, segurança e até rotinas de trabalho de acordo com o comportamento do usuário. Essa sinergia não apenas aumenta a eficiência, mas também cria experiências mais inteligentes e adaptadas às necessidades individuais, tornando ambientes residenciais e corporativos mais conectados e práticos.
Casa Inteligente: Melhores Marcas e Equipamentos
A automação é uma das soluções de uma casa inteligente. Para o projeto, são usados equipamentos de diferentes marcas. Ou seja, a casa inteligente é uma composição de soluções. Por exemplo, a parte de segurança, audiovisual e automação residencial para controle de persianas, iluminação e temperatura, por exemplo.
Existem diferentes marcas e equipamentos que podem ser utilizados na casa inteligente, como:
- Intelbras: ótima linha de segurança, câmeras e fechaduras digitais;
- Sonoff: para automações mais acessíveis e com bom custo-benefício;
- Nova Digital / Scenario Embrace: para automações de alto padrão e projetos robustos;
- Broadlink e Tuya Smart: plataformas compatíveis com Alexa e Google;
- Ubiquiti e TP-Link (rede): para garantir conectividade confiável, base de toda automação;
- Frahm e JBL (som ambiente): para integração com áudio multiroom;
- AAT e Denon (home theater e receivers): para projetos audiovisuais automatizados.
A escolha depende do nível de integração, padrão da obra e objetivos do proprietário do imóvel.
Automação Residencial, quanto Custa?
Os valores de um sistema de automação de casas variam em função de uma série de fatores, como o tamanho do imóvel e marcas escolhidas para a automação, entenda:
Projeto de Automação Residencial para Apartamento de 100m²
Para um projeto de automação residencial de apartamento 100 m² com automação básica (iluminação, controle por voz, app, e alguns cenários), o investimento médio fica entre R$ 10.000,00 a R$ 18.000,00. Dependendo diretamente do kit automação residencial utilizado, que varia em quantidade de pontos de automação e marcas escolhidas.
É importante escolher uma equipe experiente e dedicada, que possa desenvolver o projeto com produtos de qualidade e que se integram com eficiência.
Projeto de Automação Residencial para Casa de 250m²
O valor de um projeto de automação residencial para casa de 250 metros quadrados depende de uma série de fatores, como:
- Marcas escolhidas;
- Quantidade de pontos de automação;
- Inclusão ou não de som ambiente, persianas e controle climático;
- Infraestrutura já pronta ou necessidade de adaptações.
É interessante saber ainda, que o sistema é escalável quando é bem construído. Ou seja, é possível ampliar as automações adicionando soluções que a família perceber como pertinentes, sem perder o investimento anterior.
Para que tenha uma noção melhor de materiais, observe a listagem a seguir que é um ponto de partida para as demandas de diferentes imóveis:
Produto | Apartamento de 100m2 | Casa de 250m2 |
Módulo de automação (iluminação) | 6 a 10 | 15 a 30 |
Interruptores Inteligentes | 6 a 10 | 15 a 25 |
Termostatos (se usar piso aquecido) | 1 ou 2 | 4 a 6 |
Câmeras IP | 2 a 4 | 6 a 12 |
Fechadura Digital | 1 | 1 a 3 |
Central de automação (HUB) | 1 | 1 (podendo ser mais robusto) |
Switch PoE/rede | 1 pequeno | 1 médio/grande |
Roteador + Mesch Wi-Fi | 1 a 2 pontos | 3 a 5 pontos |
Assistente de Voz (Alexa) | 1 a 2 dispositivos | 3 ou mais |
Automação Residencial de Baixo Custo: É possível?
Sim, é possível fazer uma automação de baixo custo, utilizando soluções acessíveis como o Sonoff, que é um interruptor Wi-Fi que funciona com Alexa e possibilita uma série de automações no imóvel.
Com o equipamento bem instalado é possível ligar e desligar os aparelhos usando o celular, por exemplo.
Central e Painel para Automação Residencial
Utilizar uma boa central de automação residencial é fundamental para centralizar os controles dos sistemas, facilitando o controle de toda a casa por meio do equipamento. Contribuindo para que a utilização diária seja facilitada.
Infraestrutura Necessária e Instalação
Em termos de engenharia de controle e automação, é importante saber que existe uma infraestrutura necessária para que tudo funcione como o esperado.
Leonardo Bueno comanda a Prime Smart House, empresa referência em automação residencial que já realizou mais de 400 projetos. O especialista comenta que, para um projeto eficiente e sem improvisos, o ideal é prever:
- Infraestrutura de rede: conduítes exclusivos para cabos de rede (CAT6 ou superior).
- Canaletas e eletrodutos dedicados à automação e iluminação;
- Caixa de passagem central (tipo quadro de automação);
- Tomadas estrategicamente posicionadas para painéis, sensores, hubs e roteadores;
- Pontos de luz separados por função (ideal para criação de cenas);
- Rede elétrica bem setorizada.
Segundo o profissional “quanto mais bem planejada for a infraestrutura, mais flexível será o sistema para upgrades no futuro.”
Empresas e Especialistas em Automação Residencial
Quando se tem empresas de automação experientes lidando com o projeto, o imóvel e seus moradores são diretamente beneficiados. Uma vez que, especialistas como o da Prime Smart House analisam a necessidade dos moradores e orientam as melhores decisões, personalizando o projeto.
Dessa forma, é possível ter um imóvel funcional, que atende as expectativas da família como um todo.
Manutenção de Sistemas de Automação Residencial
Com o passar do tempo, o técnico de manutenção em automação se torna figura central no funcionamento eficaz de todo o sistema. Tendo em vista que, cada componente tem seu próprio ciclo de vida e é preciso dar a devida manutenção para que a automação continue funcionando conforme o esperado.
Por isso, além de ter uma boa empresa atuando na automação residencial, é importante ter especialistas promovendo a manutenção do sistema. De modo que, não tenha experiências negativas em relação ao funcionamento dos equipamentos.
Exemplos Reais de Automação Residencial
Uma residência pode ser automatizada de diferentes formas, com comandos como o boas-vindas, que aquece o piso em dias de inverno ou liga o ar-condicionado para receber os moradores e acende as luzes do imóvel na entrada da propriedade.
Bem como, há o cenário de emergência que emite alarmes auditivos em caso de movimentação suspeita no empreendimento. Cada imóvel tem suas próprias configurações, de acordo com as demandas da família.
Em busca de uma casa automatizada? Entre em contato com a nossa equipe e tenha a solução ideal para sua família em Fortaleza e região.
FAQ – Automação Residencial
Ainda têm dúvidas sobre a automação residencial? Nós trouxemos algumas informações que podem te auxiliar:
Quanto Custa para ter uma Alexa em casa?
A Alexa custa a partir de R$429, mas não é o suficiente para uma automação eficaz. É preciso ter outros equipamentos para que o imóvel seja automatizado.
Como a Alexa controla a casa?
Por meio de comandos de voz e automações, conectando diferentes aspectos da casa, como o som, iluminação, travas de portas e outros elementos.
O que é automação inteligente?
Consiste no uso de tecnologias para controlar e automatizar sistemas e dispositivos na residência. Podendo incluir iluminação, temperatura, entretenimento, eletrodomésticos e segurança.
O que é automação flexível?
Consiste no gerenciamento de dispositivos e sistemas de uma residência de forma adaptável e personalizada.
Qual a melhor marca de automação residencial?
Não há uma resposta para todos os imóveis! É necessário analisar a necessidade e objetivos de cada imóvel com o intuito de escolher a melhor combinação de equipamentos para realizar o desejo de automatizar a propriedade com eficiência.
O que pode ser automatizado em casa?
Diversas demandas da casa podem ser automatizadas, como: irrigação, iluminação, alarmes de segurança, controle de portas e portões. Cada imóvel tem uma realidade e deve ser analisado por especialistas para que a automação seja personalizada.
Este artigo contou com a colaboração de Leonardo Bueno.
Com mais de 8 anos de expertise, Leonardo comanda a Prime Smart House, uma referência em automação residencial que já realizou mais de 400 projetos de residências inteligentes, alcançando mais de 10 cidades pelo estado de São Paulo.
Conheça mais em: https://primesmarthouse.com/